18 janeiro 2011

1001 Filmes: Aconteceu Perto Da Sua Casa (C'est Arrivé Près De Chez Vous)

ANO: 1992;
GÊNEROS: Comédia, Policial e Terror;
NACIONALIDADE: Bélgica;
IDIOMA: Francês;
ROTEIRO: Rémy Belvaux, André Bonzel, Benoît Poelvoorde e Vincent Tavier;
BASEADO EM: ideia de Benoît Poelvoorde;
PRINCIPAIS ATORES: Benoît Poelvoorde (Ben); Rémy Belvaux (Rémy); André Bonzel (André); Édith Le Merdy (Nurse); Jacqueline Poelvoorde-Pappaert (A mãe de Ben); Nelly Pappaert (Avó de Ben); Hector Pappaert (Avô de Ben); Jenny Drye (Jenny); Malou Madou (Malou); Willy Vandenbroeck (Boby); Rachel Deman (Mamie Tromblon); André Laime (Velho De Cama); Sylviane Godé (Martine, vítima de estupro); Zoltan Tobolik (Marido de Martine); Valérie Parent (Valerie); Alexandra Fandango (Kalifa) e Olivier Cotica (Benichou).





SINOPSE: "Uma feroz comédia de humor negro, parte de uma idéia das mais originais: uma equipe de documentaristas acompanha os passos de um serial killer e enquanto ele vai assassinando suas vítimas, diante das câmeras, também o vemos discorrer sobre temas variados como arte, música, natureza e a vida em geral." (Terra Cinema & DVD).



"Quando lemos a sinopse do filme, já nos preparamos para um filme pesado, forte e triste, mas por incrível que pareça, não foram esses sentimentos que prevaleceram. O filme tem um grande mérito: retratar a vida de uma pessoa em todos os seus sentidos, e nesse caso, ser assassino, ladrão e perverso é apenas um detalhe do filme. Em raros momentos você fica com raiva de Ben, exceto no assassinato da sua primeira vítima que sofre com problemas cardíacos e ele a mata com um susto, mas mesmo nesse caso, você ainda consegue achar alguma graça naquilo. O momento em que os sentimentos negativos mais me afloraram não foram protagonizados por Ben ou sua equipe, mas por uma enfermeira que destrata de um dos seus pacientes, ou seja, essa tal enfermeira é mais 'cruel, dura e má' que o próprio Ben."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Jonathan Pereira





"Filme francês é uma delícia de se contemplar. Neste caso, especificamente, uma obra com orçamento baixo, gravado com uma câmera praticamente caseira, com roteiro simples e sem expectativa de público... fórmula para um filme ficar dentro da gaveta, mas que deu certo. Há qualidade nas atuações e traz a brilhante ideia de se trazer pessoas da família do diretor para 'atuarem' e, o melhor, sem saberem que estavam atuando. Ficou muito real e enquanto assistíamos pensávamos que as atuações daqueles senhores e senhoras estavam muito naturais. Depois viemos saber o motivo. É um filme que deixa a mensagem de que com muito pouco recurso pode se fazer algo de muita qualidade quando se trata em cinema. A cena final – um final impagável - deixa o espectador com a boca aberta e com uma questão sem resposta junto a um gosto estranho na boca como que nos indagando se gostamos ou não desta obra. Gostaria de chamar a atenção para a equipe de produção do personagem principal, que o acompanha em seus assassinatos, sendo testemunha de todos os crimes, participando como espectadores: Jacques Lacan, psicanalista francês, tem, nesta questão, seu conceito de Interpassividade muito bem ilustrado. Ora, não preciso 'gozar', já que o outro está gozando por mim, cometendo tudo aquilo que eu tenho de mais podre dentro de mim, que não aceito, que repudio, que não quero... mas o outro ali frente a mim faz, eu assisto e fico em minha posição interpassiva, me regozijo, participo como quero, como posso, como consigo, como me permito... sinto-me feliz com isso, aplaco meus desejos e baixo a guarda, a ansiedade e a vontade... aplaca meus instintos agressivos, sexuais... – sim, o gozo não se completa, mas se aplaca. E não é assim sempre? No mais, 'Aconteceu Perto Da Sua Casa' é uma obra muito contemporânea que aborda o valor da vida. Qual é o valor da vida hoje em dia? A frieza com que o personagem principal trata seu 'trabalho' nos dá uma pista para a resposta."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Kleber Godoy





Para entender o que são os 1001 Filmes, acesse a página explicativa.

Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Oi, Kleber, tudo bem?
    Estou passando aqui para lhe falar sobre o sino. Tentei te mandar o código por aqui, mas não é permitido, pensei que fosse. Depois me passa um e-mail seu pra que eu te envie o código e a instrução pra colocá-lo aqui no blog, tudo bem?
    Obs: Adorei a indicação do filme. Gosto muito do cinema francês.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amo psicanalise e por isso essa reflexão foi um presente.
    Devolvo com um poema para os meninos refletirem.

    Cinema


    Saboreio a sensação

    de saber toda tragédia

    perco a arte do cinema


    Saber quem morre e quem fica

    Saber quem nasce e quem parte

    extingue a surpresa do esquema

    Abraços

    Norma de Souza Lopes

    ResponderExcluir
  3. Kleber

    Agradeço de coração a honra concedida e retribuo colocando seu excelente blog na nossa lista de indicados.

    Muitíssimo obrigada por apoiar nosso trabalho de divulgação da 7ª Arte.

    Um forte abraço e seja sempre muito bem vindo!

    SoniaSSRJ

    ResponderExcluir
  4. Gostei *-*
    Obrigada pela visita.
    Bjos ;*

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!