25 março 2011

Cauby Peixoto: A Voz Reluzente Do Brasil

Saudações...

Encerrando o mês de março trazemos aquele que é visto como o Frank Sinatra brasileiro e tem sua voz notadamente bem posta em 'New York, New York'. Trazemos Cauby para comemorar seu 80º aniversário conosco!






Cauby Peixoto Barros, ou simplesmente Cauby Peixoto (Niterói, 10 de fevereiro de 1931) é um cantor brasileiro. Voz caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo 'dândi', que inclui figurinos e penteados excêntricos. Em atividade desde a década de 1940, Cauby é conhecido no meio artístico como Professor. A família tinha a música no sangue; o pai tocava violão e a mãe bandolim; os irmãos eram instrumentistas, e o tio grande pianista.






Foi considerado pelas revistas Time and Life como: O Elvis Presley brasileiro. Convidado para uma excursão aos EUA gravou com nome artístico de Ron Coby um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. Em 1957, Cauby foi o primeiro cantor brasileiro a gravar uma canção de rock em português, a canção 'Rock and Roll em Copacabana' foi composta por Miguel Gustavo, autor da marchinha 'Pra Frente, Brasil'. O cantor foi acompanhado pelo grupo The Snakes, formado por Arlênio, Erasmo Carlos, Edson Trindade e José Roberto (o "China"), no filme 'Minha Sogra é da Policia' (1958), o grupo acompanha Cauby na canção 'That's Rock', composta por Carlos Imperial. Cauby ainda gravaria a canção 'Enrolando o Rock' da banda Betinho & Seu Conjunto, após esse rápida passagem pelo gênero, o cantor não voltaria mais a gravar canções de rock.

Em 1959, retornou aos EUA para uma temporada de 14 meses, durante os quais realizou espetáculos, aparições na televisão e gravou, em inglês, 'Maracangalha' de Dorival Caymmi, que recebeu o título de 'I Go'. Numa terceira visita aos EUA, algum tempo depois, participou do filme 'Jamboreé' da Warner Brothers. Durante toda a década de 1960, limitou-se a apresentações em boates e clubes.






A partir da década de 1970, fez aparições freqüentes em programas de televisão no Rio de Janeiro e pequenas temporadas em casas noturnas do Rio e de São Paulo. Em 1979 o roteiro profissional incluiu Vitória (ES) e Recife (PE), no Projeto Pixinguinha da Funarte, ao lado de Zezé Gonzaga. Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco 'Cauby, Cauby', com composições escritas especialmente para ele por Caetano Veloso (Cauby, Cauby), Chico Buarque (Bastidores), Tom Jobim (Oficina), Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Brigas De Amor) e outros. No mesmo ano, apresentou-se nos espetáculos Bastidores (Funarte, Rio de Janeiro).






Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp. Foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo as gravações de 1953 a 1959, com sucessos como 'Conceição'. Atualmente, apresenta-se nas noites de segunda-feira no Bar Brahma, tradicional templo da boemia paulistana, localizado na mais famosa esquina brasileira (av. Ipiranga com São João, em São Paulo, Brasil), em temporada que já dura mais de dois anos, com ingressos concorridos.

Fonte: adaptado de Wikipedia





Para encerrar: dois presentes de Cauby para nós, interpretando "New York, New York" e "Bastidores".







Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá, Kléber!
    Esse cara é uma lenda viva. Por sua irreverência, sua voz marcante, seu repertório variadíssimo e refinado, enfim um artista sensacional. Eu não sabia de suas incursoões pelo rock no início da carreira. Achei fantástico. Muito boa esta apresentação que você deixa de presente aqui. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Enjoyed reading/following your page.Please keep it coming. Cheers!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!