11 maio 2011

Trajetória: Johnny Depp (Parte I)

Por Kleber Godoy

Para começar esta nova seção ninguém melhor do que o bad boy de Hollywood, um de meus grandes ídolos, para estrelar uma sequência de posts sobre sua vida e arte.


Entrando no mundo do cinema por acidente, como ele mesmo considera, tem mostrado ao público belas atuações em excêntricos e interessantes personagens, conseguindo fugir dos rótulos preferidos do mundo do espetáculo, como de Símbolo Sexual. Assim, percorre o caminho do sucesso com originalidade, espontaneidade e liberdade. Este é Johnny Depp! E nesta primeira parte vamos falar sobre o início de sua vida e carreira percorrendo sua infância e adolescência, assim como seu flerte com a música e sua entrada no cinema em 1984.


Johnny Depp nasceu em 9 de junho de 1963, filho de um engenheiro civil e de uma dona de casa (posteriormente garçonete) e seu nome de registro é John Christopher Depp II. Nasceu na cidade de Owensboro, no Estado americano de Kentucky, mas seus pais se mudaram para a Flórida quando ele tinha 7 anos e lá foi criado, tendo que se mudar de cidade outras vezes por conta da busca familiar por melhores condições de vida. Depp tem um irmão e duas irmãs, sendo uma delas sua empresária e, apesar dos conflitos familiares na infância, ocasionando a separação dos pais quando ele tinha 15 anos, é uma pessoa que valoriza muito a família e a sua união.

Através de entrevistas do astro e de notícias da mídia, tomamos conhecimento de sua infância, na qual o garoto era bem solitário e construía túneis no jardim de casa, escondendo-se lá durante horas. Sua jornada solitária também permeava sua vida escolar, na qual não tinha amigos, não era bom em esportes e não tirava boas notas na escola. Além disso, apesar de hoje ser um dos homens mais desejados do mundo, não tinha namoradas. Através desta pequena introdução na vida de Johnny Depp vemos a sua habilidade natural para encarnar personagens excêntricos, além de dar certa tranquilidade às pessoas que tiveram infâncias solitárias e sem sucesso com as meninas ou com os esportes: o fracasso nem sempre é permanente! (risos)

Desde o início de sua vida sonhava com a música e aos 12 anos ganhou sua primeira guitarra decidindo que seria guitarrista. A escola sempre ficou em segundo plano em sua vida e aos 16 conseguiu formar um grupo, 'The Kids', que mais tarde viria a ser 'Six Gun Method'. Sua passagem pela música foi breve, fazendo shows em casas noturnas e abrindo alguns shows de famosos, como o do excêntrico Iggy Pop.


Nesta época e em outras posteriores ele reconhece fases de isolamento nas quais a guitarra e as drogas eram suas companheiras inseparáveis. Rebeldia talvez fosse presente nesta época já que sentiu as consequências emocionais da separação de seus pais. Algumas curiosidades, talvez irrelevantes sobre o astro: começou a fumar aos 12 anos; perdeu a virgindade aos 13 com uma mulher mais velha; saiu da escola aos 15 onde as meninas o achavam 'estranho'; tem 1,77 de altura; não se interessava por namoro, focava em sua vida musical; e não se importa com premiações (aliás... qual a importância delas perante o talento, não?).


Quando Johnny era menino na Flórida e as drogas permeavam sua existência, diz que as utilizava como uma 'auto-medicação', já que enfrentar o divórcio dos pais não foi fácil. Assim, em uma entrevista chegou a dizer que não era divertido utilizar-se nem delas e nem do álcool. Era o modo como o jovem enfrentava a vida, saindo um pouco da pesada realidade.

Johnny utilizava da música também como escape, se sentindo bem com ela. Ele conta em uma entrevista que deixou a escola por não se sentir bem lá, mas que a música era muito importante para ele: 'era um santuário, me dava sensação de segurança absoluta; na escola, eu não me sentia assim'. Além disso, fala que foi uma época em que se vê como um 'garoto imbecil' indo em busca de música e falta de realidade, deixando a escola e se metendo com pessoas grandes sem ter conhecimento nem habilidade para manter conversas com elas.

Em 1983, com 20 anos, conheceu a maquiadora Lori Anne Allison, sua primeira esposa, unindo-se a ela por 2 anos. Viajaram juntos com a banda, que ficou confiante com os shows que apareciam e rumaram a Los Angeles em busca de contrato, percebendo que o mundo lá era muito mais complicado do que esperavam.


Vivendo precariamente em Hollywood, sem dinheiro ou moradia fixa e de boa qualidade, buscando trabalhos pouco rentáveis como o de telemarketing e de frentista de posto de gasolina, enfrentaria uma situação dramática. A situação financeira dos dois era realmente precária e uma tensão entre o casal provocou a separação em 1986, mas enquanto ainda era casado, Lori lhe apresentou seu amigo Nicolas Cage, o qual lhe mostrou o mundo do cinema convencendo-o a tentar este caminho. Depp então se perguntou 'porque não tentar ser ator?'. Cage agiu possibilitando que ele fizesse um teste para seu primeiro filme.


Johnny Depp disse que a situação era tão precária que aceitaria qualquer coisa naquela época. E assim entrou no filme 'A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street, de 1984)', o que considera sua entrada acidental no mundo do cinema.


Tremendo e suando inicia as gravações tornando-se um sucesso perante as câmeras, agradando imensamente o diretor e escritor Wes Craven. O personagem de Depp neste filme é Glen Lantz, um dos jovens do grupo de adolescentes que começam a ter pesadelos nos quais são atacados por Freddy Krueger (interpretado por Robert Englund), um homem de garras afiadas e que mata jovens enquanto dormem. Neste filme, os crimes ocorrem sem saber da identidade do assassino até que há a descoberta de quem ele é e que foi queimado vivo pela vizinhança após molestar crianças naquela rua. O motivo do retorno de Freddy: é a vingança contra aqueles que o mataram, os pais destes jovens.



Sua atuação no filme, para um iniciante, sem ter cursado teatro, nem nada, foi bem significativa, não apenas uma 'pontinha'. E, para mim a atuação de Depp foi excelente pensando-se que o jovem interpretado por Johnny precisaria de algumas características que estavam intrínsecas no ator: espontaneidade, naturalidade, senso de humor e criatividade (estimulada pela sua grande curiosidade).


O filme teve sucesso acima do esperado, gerando sequências. Depp ficou eufórico com a sua atuação e com a repercussão da obra de Craven, continuando assim, apto a atuar em outros filmes. Logo após o sucesso nacional, o filme foi divulgado para outros países alcançando o mundo todo. O custo de produção ficou em torno de 1 milhão e 800 mil dólares, gerando renda de 26 milhões e 300 mil dólares.

Foi o início de sua promissora carreira como ator, passando a fazer aulas de teatro e investindo nesta trilha, na qual faria grandes amigos como Leonardo DiCaprio, Tim Burton, Helena Bonham Carter, Marlon Brando, Christina Ricci, Al Pacino e Sean Penn. Neste caminho teve que dizer muitos 'nãos' para se livrar de estereótipos e ser quem ele queria ser, o que lhe custou caro em alguns momentos. Mas disso falaremos nos próximos episódios desta história.

Apesar da guitarra ter ficado em segundo plano, sua atração pela música insiste em se manter e no decorrer de sua carreira vem tendo contato com a música incessantemente, como é o caso da participação em clipes de Tom Petty e de The Lemonheads. Além disso, toca guitarra na faixa 7, 'Fade In-out', do CD 'Be Here Now', do Oasis, de 1997, sendo amigo de Noel Gallagher, guitarrista da banda e um dos 'encrenqueiros do rock'. Em momentos posteriores falo mais de outros envolvimentos de Johnny com a música.

No decorrer de sua carreira, mostra versatilidade e falta de medo em arriscar, melhor dizendo, apreço e prazer em correr riscos. Apesar da fama de bad boy em Hollywood, quem trabalha com ele o descreve como sensível, gentil, inteligente, curioso e brilhante, assim como incompreendido. Estas são apenas alguns dos adjetivos que demonstram seu talento natural e minha razão de tê-lo como grande ídolo.


Por enquanto é isso... a segunda parte desta história contará o percurso de Johnny Depp, além desta interessante introdução, chegando aos anos de 1990 e à sua parceria frutífera com Tim Burton! Até lá!

Leia também a segunda parte e a terceira parte da nossa homenagem ao Johnny Depp.


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários:

  1. Esse cara (que admiro bastante) tem que agradecer de joelhos todos os dias por ter conhecido o Nicolas Cage e se tornado amigo dele. Nunca vi um "por acaso" tão profícuo como a iniciação dele no cinema. Voltarei para a continuação. Muito bom! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Já gostei mais do Johnny Depp. Ele é muito talentoso, isso não nego, mas ultimamente ele tem se repetido demais, seus personagens sempre possuem trejeitos de Jack Sparrow ou Willy Wonka. Em Alice ele estava horrível. Mas essa é minha opnião, claro.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Johnny Depp , eu não cheguei a acompanha-lo desdo começo , mais só o que eu li aí minha paixão por ele só aumentou , apesar que eu já sabia de algo, corri atrás pra saber mais da vida do meu idolo , mais está de parabéns o que postou aí ... Ele com certeza é o melhor, sempre vai ser. Edward mãos de tesoura pra mim foi uns dos filmes que mais marcou , fora os de dublagem todos dirigidos por Tim Burtom o melhor diretor de cinema falando por mim. Essa é A DUPLA sem mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua postagem sobre este ator, desmistificando e abrindo sua trajetoria na vida,com seus altos e baixos e renascimento com a vontade de se superar e vencer.Parabens amigo,muito interessante.Abraço de pas e luz.

    ResponderExcluir
  5. adorei! Quero ver a 2ª parte :D

    ResponderExcluir
  6. Ficou perfeito demais, algo alí eu ja sabia,mais ler só me fez amar mais ele, quero ver a segunda parte logo menos

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, Kleber. O Johnny é muito bom.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. CARA,adorei!Coisas que eu não sabia, fotos que nunca tinha visto. PARABÉNS! Vou esperar a matéria sobre a parceria com o Tim!

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto, ansiosa pra parte 2!

    ResponderExcluir
  10. AMEI O POST *-* quando sai a segunda parte?

    ResponderExcluir
  11. OMG que lindo o post sobre o Johnny... e a caricatura então? OMG morri muito lindo obrigada por mandar o link

    ResponderExcluir
  12. Um dos meus atores preferidos na atualidade.
    Muito bom o post.

    http://www.cinemosaico.com

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a matéria. Parabéns!
    Depp ainda é meu ator preferido está a ponto de sair devido as obras que ele vem fazendo. Outros melhores acabaram tomando seu lugar. Mas ainda tem muito filme pra eu ver dele, principalmete os da década de 90, seu período de glória.

    Até mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a matéria, tbm adoro o trabalho do Johnny Depp, e parabéns o blog está show!!!!!
    Abraços, NI.

    ResponderExcluir
  15. O johnny Depp é um dos melhores atores!!!
    Ele é lindo e talentoso demais. Muito boa a postagem.

    ResponderExcluir
  16. Só agora vi isso, adoreiii! Parabéns pelo trabalho dando detalhes do começo de carreira daquele q considero o melhor e mais versátil ator da atualidade.
    Tb escrevi sobre ele (No meu blog "Aqui pra Nós": "Johnny Depp: três faces de um talento único"), porém contando a minha experiência pessoal de descoberta desse grande astro, q no meu ver, só melhora e fica mais perfeito a cada ano. Meu foco no texto (tb com fotos) são os três ultimos filmes dele exibidos nos cinemas (Alice, O Turista e Piratas do Caribe 4).
    Discordo totalmente dessas pessoas q ficam procurando por Jack Sparrow em tudo q é trabalho do Johnny. Não vejo nada disso, basta focar no personagem para descobrir q ele é único (embora todos tenham algo do Johnny, claro - como ele próprio disse). Johnny sempre cria uma nova pessoa, com algo próprio daquela pessoa (personagem).
    Ele está em sua melhor fase e ganha mais fãs a cada momento!
    O resto é intriga da oposição... rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Ale´m de ter talento ele é um cara perfeito de bonito e muito sensual amo assistir a seus filmes ele e´demais

    ResponderExcluir
  18. Johnny eh demais.amoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  19. isso tudo foi lindo
    amo saber mais sobre a vida do Jhonny

    ResponderExcluir
  20. é um bom ator e lindo e eu amo johnny depp

    ResponderExcluir
  21. eu simplesmente sou perdidamente apaixonada pelo Jhonny . Conheço da vida dele como a palma da minha mão. AMEI a imagem como desenho, ficou muito lindo ><

    ResponderExcluir
  22. Ola, brilhante! adorei o post , estou te seguindo , amo esse ator genial, haviia feito um post sobre o filme Don Juan de Marco, comentando oq achava do filme e recomendando,

    http://umapenasolta.blogspot.com.br/2012/10/don-juan-de-marco.html

    visita ^^

    :D

    ResponderExcluir
  23. Adorei esse acervo da vida desse grande ator de quem sou fã incondicional.

    ResponderExcluir
  24. sou muito fa dele gato d mais trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!