14 julho 2011

Porque O Cinema É Considerado A Sétima Arte?

O post de hoje irá responder duas questões que praticamente 100% das pessoas não sabem responder: Porque o cinema é considerado a sétima arte? E se ele é a sétima, quais são as outras?




Pois bem, existe um documento produzido por Ricciotto Canudo, em 1911 e publicado em 1923 que se chama 'Manifesto Das Sete Artes'. Canudo foi crítico de cinema francês que estudou física, línguas orientais e arquivos bíblicos na Itália, na Universidade de Florença. Preocupado com a evolução técnica do cinema, considerando sua evolução através dos anos, resolveu escrever um artigo com o título 'La Naissance d´un sixième art. Essai sur Le cinématographe', no qual coloca, de fato, o cinema como uma arte, a sétima, listando também as demais categorias. Foi um vanguardista nas questões inerentes à combinação de diversas artes para se formar uma única e atestava que o cinema era uma forma de 'arte total', pois organizava, de certa forma, a 'alma da modernidade', reunindo linguagem, expressão, dimensão plástica, movimento, pintura, arquitetura, escultura, ritmo, música e poesia. Os artigos de Canudo sobre este tema ajudaram a movimentar o ambiente cultural de Paris e incentivar pintores e escritores, dando origem ao movimento expressionista.

Assim, o Manifesto organiza-se desta forma:


- 1ª Arte: Música (som);

- Arte: Dança / Coreografia (movimento);

- Arte: Pintura (cor);

- Arte: Escultura (volume);

- Arte: Teatro (representação);

- Arte: Literatura (palavra);

- Arte: Cinema (integrando todas as anteriores).


Posteriormente, com os avanços em todas as áreas da ciência, da arte e da tecnologia, outros autores inseriram novas formas de arte ao manifesto de Canudo. Assim:


- Arte: Fotografia (imagem);

- Arte: Banda Desenhada (cor, palavra, imagem);

- 10ª Arte: Jogos De Computador E De Vídeo (levando em conta que alguns jogos integram todas as artes anteriores, e a próxima, enquanto outros integram apenas alguns);

- 11ª Arte: Arte Digital (artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).


Assim, o Cinema também pode integrar a 8ª arte, assim como a 9ª quando se trata de Animação.


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. hilary gabrielle ping de sousa15 fevereiro, 2013 16:32

    eu sou do 7 ano a da escola rui barbosa,me chamo hilary gabrielle tenho 13 anos,foi nese mes e nesse ano 2013 ha uma sema meu professor de artes fallou para eu e meus amigos pesquisarem sobre isso

    ResponderExcluir
  2. Gostei um pouquinho mais devia melhorar um pouco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!