05 novembro 2011

1001 Filmes +: Preciosa - Uma História De Esperança (Precious)

DIREÇÃO: Lee Daniels;
ANO: 2009;
GÊNEROS: Drama;
NACIONALIDADE: EUA;
IDIOMA: inglês;
BASEADO EM: em romance de Sapphire chamado 'Push';
PRINCIPAIS ATORES: Gabourey Sidibe (Precious); Mo'Nique (Mary); Paula Patton (Professora Rain); Mariah Carey (Sra. Weiss); Sherri Shepherd (Cornrows); Lenny Kravitz (Nurse John); Stephanie Andujar (Rita); Chyna Layne (Rhonda); Amina Robinson (Jermaine); Xosha Roquemore (Joann); Angelic Zambrana (Consuelo); Aunt Dot (Tootsie); Nealla Gordon (Sra. Lichtenstein); Grace Hightower (Assistente Social); Barret Helms (Tom Cruise) como Barret Isaiah Mindell.





SINOPSE: "No Harlem, a jovem Claireece 'Precious' Jones (Gabourey Sidibe) sofre as mais diversas privações. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida." (Cineclick).



"Gorda, negra, pobre, violentada pelo pai com quem tem 2 filhos, um deles com síndrome de down, e sua mãe, mãe? Bem, vive da ajuda do governo e trata a filha a base de porrada e palavras doces, como vadia, a mais carinhosa, e que deseja que sua filha seja como ela, reafirmando seu perfil triste. Mas Preciosa, aos trancos e barrancos consegue provar para a mãe o que esta jamais gostaria de ver: sua filha sendo uma pessoa melhor que ela. Julgar a mãe, difícil, pois também viveu de uma forma desumana, mas aceitou ser quem era e não precisaria estender sua dor e vivência à filha, mas foi medíocre. Interessante é ver como as pessoas conseguem passar por situações inimagináveis de formas espetaculares. Preciosa passa por elas de uma forma bastante interessante, pensa exatamente o contrário daquilo que está vivendo. Ela sim, buscou forma e meios de sair daquela vida que não aceitava como sua, e nem por isso precisou usar da sua tristeza, rancor, raiva, decepção, etc. com as pessoas para conseguir isso, ela sim, uma pessoa Preciosa. Infelizmente, uma história cada vez mais comum, seja no mundo desenvolvido, seja no mundo subdesenvolvido, e que cada vez mais faz parte de nossas vidas, de uma forma ou de outra. E pessoas que tem essa força de espírito e essa vontade de deixar de viver a sua triste vida, se utilizando de ferramentas completamente opostas às suas vivências, também são raras. As atuações de Gabourey Sidibe e Mo'Nique são espetaculares, um nível abaixo estão as amigas de preciosa na escola e de sua professora, e até Mariah Carey não faz feio."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Jonathan Pereira





"Não sei se 'uma história de esperança' é o mais adequado para esta obra, sendo que talvez 'uma história de violência' poderia cair bem, mas entendo que o mundo precisa de esperança e finais felizes. Preciosa, garota pobre, negra e gorda, violentada por sua condição social e pelas pessoas que deveriam protegê-la, nos mostra que a vida dá muitas batidas fortes, mas que existe um poder interior que dá forças para caminhar. Nesta estrada ela encontra pessoas que a ajudam, como a assistente social e a professora, nos questionando como espectadores em qual está sendo nosso papel na vida das pessoas com quem cruzamos: podemos, com muito pouco, salvar vidas, mas o fazemos? Professores que somente dão aula, servidores públicos que somente ocupam cadeiras... e no meio disso alguém que age como humano além de suas funções obrigatórias. Ainda outro título poderia ser 'uma história de caminhar junto'. Um filme que me tocou muito, nada mais a declarar."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Kleber Godoy





Para entender o que são os 1001 Filmes, acesse a página explicativa.

Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.





















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!