05 janeiro 2012

Walt Disney: Não Durmo Para Descansar, Durmo Para Sonhar!

Walter Elias Disney é uma lenda, um herói do século XX e nosso primeiro homenageado de 2012, o homem que dormia para sonhar e acordava para realizar. A imaginação, o otimismo e o sucesso alcançado por Walt Disney se propagou pelo mundo, encantando crianças e adultos. Walt Disney é recordista de maior número de indicações ao Oscar, 59 vezes, da qual ganhou 22 vezes, contando com os 4 Oscars honorários. Preparamos para você uma postagem com a biografia e curiosidades da vida deste grande gênio, com imagens interessantes e um vídeo ilustrativo. Esperamos sinceramente que esta homenagrm traga magia para a vida do leitor neste palco do O Teatro da Vida!


Walt Disney com suas criações: Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta


Walter Elias Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 / Los Angeles, 15 de dezembro de 1966) foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia.

Disney passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri. Foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a ideia de que era filho adotivo. Esse fato iria influenciar algumas de suas atitudes posteriormente.

Aos 16 anos, começou a estudar arte. Como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando procurou alistar-se no exército durante a Primeira Guerra Mundial. Conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano dirigindo ambulâncias da Cruz Vermelha.

Walt Disney aos 16 anos de idade

De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na Kansas City Arts School. Foi iniciado na Ordem DeMolay, a qual freqüentou por muitos anos. Em seguida, trabalhou em algumas agências publicitárias, entrando para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes. Walt Disney também pertenceu ao Movimento Escoteiro.

Com o irmão Roy O. Disney e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora Laugh-O-Gram, que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood onde Disney contatou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers não só aceita a oferta como também aceita pagar 1500 dólares por cada filme. Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal e arranjar pessoal, Disney começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma menina real convivia e contracenava com personagens de cenário animado.

EM PÉ: Walker Harman, Ub Iwerks, Lois Hardwick, Walt Disney e Rudolph Ising. AGACHADOS: Friz Freleng, Roy O. Disney e Hugh Harman

Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Disney conheceu sua futura esposa, Lilian Bonds. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, um grande sucesso que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes. Foi para Nova Iorque, onde foi apanhado de surpresa. O patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe os personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.

Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, Ub Iwerks criou para Walt Disney Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

Mickey Mouse

Em 1927, já se havia inventado o filme sonoro e poucos anos depois, inventou-se o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação. O primeiro desenho foi 'O Avião Do Mickey (Plane Crazy, Walt Disney e Ub Iwerks, 1928)', no qual o personagem contracenava com sua namorada. O primeiro desenho com som foi 'O Vapor Wilie (Steamboat Willie, Walt Disney e Ub Iwerks, 1928)'. As primeiras palavras do camundongo foram: 'Hot dogs, hot dogs' numa canção do episódio 'The Karnival Kid (Walt Disney e Ub Iwerks, 1928)'. Surgiram, em seguida, mais personagens para contracenar com Mickey: Pato Donald, Pateta e Pluto.

Pato Donald, Pateta e Pluto

De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada Silly Symphonies, a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens. O desenho 'Flowers And Trees (Burt Gillett, 1932)', dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado. Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A jovem empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na manga: o primeiro longa-metragem sonoro e em cores.

Walt Disney pretendia fazer um longa-metragem da clássica história Branca de Neve. Houve protestos por parte da equipe, mas o filme foi feito. Após três anos de produção, desenho e músicas, o filme estreou. 'Branca De Neve E Os Sete Anões (Snow White And The Seven Dwarfs, William Cottrell, David Hand, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen, 1937)', gerou fundos necessários para a construção de um novo estúdio e foram criados novos longas-metragens: Pinóquio, Fantasia e Bambi. Infelizmente, os tempos de lucro não duraram muito, devido ao início da Segunda Guerra Mundial em 1939.

A Branca De Neve E Os Sete Anões

Nesse período Walt Disney passou a colaborar com o FBI e com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos. Algum tempo depois, ajudou a criar a Aliança Do Cinema Para A Preservação Dos Ideais Estadunidenses, com o objetivo de combater o comunismo no meio artístico. Walt Disney prestou voluntariamente diversos depoimentos na Comissão Das Atividades Antiamericanas. Devido às suas atividades contra o comunismo, em 1949 o governo soviético proibiu a exibição de filmes dos estúdios Disney no país.

Walt Disney e Wernher von Braun, que trabalhou nos Estúdios Disney na década de 1950 como diretor técnico, realizaram três filmes para televisão sobre a exploração espacial. Depois da guerra, Walt Disney estava com sua empresa arruinada. Disney tinha duas opções: ou fazia um filme ou vendia a empresa. Decidiu, assim, fazer o filme 'Cinderela (Cinerella, Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, 1950)'. O filme foi um sucesso e gerou riqueza para que a empresa continuasse. Mas Walt Disney não trabalhou apenas com desenhos animados. Seu primeiro longa-metragem com atores foi 'A Ilha Do Tesouro (Treasure Island, Byron Haskin, 1950)'. O primeiro sobre a natureza foi 'O Deserto Maravilhoso (The Living Desert, James Algar, 1953)'. Também '20.000 Léguas Submarinas (20000 Leagues Under The Sea, Richard Fleischer, 1954)' baseado na obra do escritor francês Júlio Verne.

Walt Disney
Dez anos depois, produziu 'Mary Poppins (Robert Stevenson, 1964)', uma mistura de desenho animado com personagens humanos. O filme concorreu ao Oscar em 14 categorias, levando cinco Oscars, incluindo o de melhor atriz, para Julie Andrews e o de melhor canção, por Chim Chim Cher-ee. Disney produziu também diversos filmes para televisão, sendo ele próprio o apresentador do seu programa.

Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um superparque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC. Existe ainda um outro parque semelhante, chamado Walt Disney World, perto de Orlando, na Flórida, que foi inaugurado em 1971, após a morte de Disney. Quase todos os brinquedos, desfiles e espetáculos desses dois parques baseiam-se nos personagens dos filmes de Disney.

Walt Disney e outra criação sua, a Disneylândia

O cineasta, porém, não viveu para ver as atrações da Disneyworld, como o Epcot, o Magic Kingdom, os estúdios MGM e o Disney Animal Kingdom, além dos parques aquáticos. Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com a ajuda de Lillian Bounds e das filhas Diane Marie e Sharon Mae, seu irmão Roy continuou comandando os negócios por mais algum tempo, vindo a falecer um mês após o término da construção do Magic Kingdom e a correspondente inauguração do Walt Disney World. Após a morte de Roy longos períodos de turbulência na administração da Companhia se seguiram, só alcançando novamente a estabilidade na década de 1980 sob a direção da dupla Eisner-Wells.

Caricatura de Walt Disney e Mickey Mouse

Infelizmente, Wells veio a falecer num trágico acidente, fazendo com que Michael Eisner controlasse a empresa por longos anos, até que devido a vários desgastes, inclusive decorrentes de atritos com Roy E. Disney, sobrinho de Walt, Eisner entregasse em 30 de setembro de 2006 o cargo de CEO para o então presidente da Disney, Robert (Bob) Iger. Bob iniciou um novo ciclo de expansão da companhia, cujo marco inicial é a compra dos estúdios Pixar, o que fez com que Steve Jobs, CEO da Apple e dono da Pixar se tornasse o maior acionista pessoa física da Walt Disney Company.

Walt Disney na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil

Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. Além disso, Walt Disney é a pessoa que mais prêmios Oscar ganhou em todos os tempos. Algumas curiosidades da pessoa e da marca Disney:

* Ainda criança, Disney gostava muito de desenhar. Passava horas no bosque, observando os animais, para desenhá-los depois em seu caderno;

* Walt Disney tinha um implante dentário de madeira;

* Salvador Dali e Walt Disney trabalharam juntos em 1946 em Destino, um curta de animação com traços surrealistas que pretendia narrar uma história de amor e remarcar a importância do tempo. Somente em 1946 rodou-se uma sequência experimental de 15 segundos;

* Walt Disney escolheu o nome de Mortimer para seu mais famoso ratinho animado, mas sua mulher, Lillian, convenceu-lhe para que trocasse o nome para Mickey. O próprio Walt foi quem dublou a voz de Mickey Mouse durante vários anos;

* Apesar de ter criado a ideia do ratinho e sua personalidade, os esboços e a animação do Mickey foram feitos por seu grande amigo, Ub Iwerks, chefe de animação dos estúdios Disney. Walt nunca soube desenhar sua mais famosa criação e Iwerks não teve reconhecimento pelo seu trabalho;

* Walt Disney introduziu o ®Technicolor (tecnologia da cor usada até hoje nos filmes) para a produção de Silly Symphonies;

* Em 1936, Walt Disney inventou a câmera multiplano, capaz de sugerir profundidade de campo graças a um engenhoso sistema de superposição de cinco lâminas filmadas em um mesmo plano para simular a distância;

* Diz a lenda que Disney, após descobrir que tinha uma doença incurável, teria solicitado que criogenizassem (congelassem) seu corpo até que fosse descoberta a cura para a doença. Mas seu pedido não foi atendido;

* O Oscar Honorário para Branca de Neve e os Sete Anões foi uma estatueta e sete estatuetas em miniatura).


Abaixo, segue a lista de Oscar conquistados em ordem cronológica e um vídeo sintetizando a vida e obra desse gênio do fazer sonhar:

1932 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Flores E Árvores (Flowers And Trees, Burt Gillett, 1932)'
1932 | Prêmio Honorário | criação de Mickey Mouse

1934 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Os Três Porquinhos (Three Little Pigs, Burt Gillett, 1933)'

1935 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'A Tartaruga E A Lebre (The Tortoise And The Hare, Wilfred Jackson, 1935)'

1936 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Três Gatinhos Órfãos (Three Orphan Kittens, David Hand, 1935)'

1937 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Primo País (The Country Cousin, Wilfred Jackson, 1936)'

1938 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'O Velho Moinho (The Old Mill, Wilfred Jackson, 1937)'

1939 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Ferdinando, O Touro (Ferdinand The Bull, Dick Rickard, 1938)'
1939 | Prêmio Honorário | por 'Branca De Neve E Os Sete Anões (Snow White And The Seven Dwarfs, William Cottrell, David Hand, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen, 1937)'

1940 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Patinho Feio (The Ugly Duckling, Jack Cutting, 1939)'

1941 | Prêmio Honorário | por 'Fantasia (Fantasia, James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Norman Ferguson, Jim Handley, T. Hee, Wilfred Jackson, Hamilton Luske, Bill Roberts, Paul Satterfield e Ben Sharpsteen, 1940)'

1942 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Me Dê Uma Pata (Lend A Paw, Clyde Geronimi, 1941)'

1943 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'A Face Do Füher (Fuehrer's Face Der, Jack Kinney, 1943)'

1949 | Melhor Curta-Metragem | por 'Seal Island (Seal Island, James Algar, 1948)'

1951 | Melhor Curta-Metragem | por 'Beaver Valley (Beaver Valley, James Algar, 1950)'

1952 | Melhor Curta-Metragem | por 'Nature's Half Acre (Nature's Half Acre, James Algar, 1951)'

1953 | Melhor Curta-Metragem | por 'Water Birds (Water Birds, Ben Sharpsteen, 1952)'

1954 | Melhor Documentário | por 'The Living Desert (The Living Desert, James Algar, 1953)'
1954 | Melhor Documentário Curta-Metragem | por 'The Alaskan Eskimo (The Alaskan Eskimo, 1953)'
1954 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Toot Whistle Plunk And Boom (Toot Whistle Plunk And Boom, Ward Kimball e Charles A. Nichols, 1953)'
1954 | Melhor Curta-Metragem | por 'Bear Country (Bear Country, James Algar, 1953)'

1955 | Melhor Documentário | por 'The Vanishing Prairie (The Vanishing Prairie, James Algar, 1954)'

1956 | Melhor Documentário Curta-Metragem | por 'Men Against The Arctic (Men Against The Arctic, Winston Hibler, 1955)'

1959 | Melhor Curta-Metragem | por 'Grand Canyon (Grand Canyon, James Algar, 1958)'

1969 | Melhor Curta-Metragem De Animação | por 'Ursinho Pooh E O Dia Tempestuoso (Winnie The Pooh And The Blustery Day, Wolfgang Reitherman, 1968)'


FONTESwikipediaIMDB e Cinema Terra.


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

  1. Excelente post, querido! É sempre bom conhecer as grandes personalidades que fizeram parte da nossa história a fim de copiarmos suas boas ações e exaltando o seu legado...

    bjoxx no coração

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!