14 abril 2012

Mais Saúde + Você: Começando A Conversar Sobre Saúde

Esta seção nasce com dois objetivos básicos: contribuir para informar as pessoas sobre os temas e programas de saúde atuantes em nosso país e no mundo; e movimentar discussões acerca do que se pode fazer para melhorar a saúde pública e privada onde vivemos (assim como discutir o que não é feita por falta de vontade dos gestores de saúde e/ou de incentivo público ou privado). Assim, com toda pretensão que temos, farão parte do escopo de assuntos abordados nesta seção: saúde pública, saúde privada, drogas e álcool, descobertas científicas, saúde mental, prevenção de doenças, promoção da saúde, dispositivos de saúde (CAPS, AME, etc.), psicologia, acupuntura e a história da saúde no Brasil e no mundo.


Saúde em sua definição mais ampla, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se refere a 'um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças'. Será que este 'completo bem-estar' realmente define nosso estado enquanto pessoa saudável? É uma discussão que pretendemos abordar. Contudo, há também a discussão do relatório Lalonde, produzido em 1974 no Canadá, sugerindo que existem quatro determinantes gerais de saúde: biologia humana, ambiente, estilo de vida e assistência médica. Estes itens mantém e melhoram a saúde, pois vão além da promoção e aplicação da ciência da saúde, através dos esforços e opções de vida inteligentes do indivíduo e da sociedade – todos somos responsáveis pela saúde em nossas opções do dia-a-dia. Este relatório reconhece a ênfase em assistência médica além do ponto de vista biomédico e da utilização do sistema tradicional de saúde (tratamento dos doentes). Logo, o que é saúde? Como promover a saúde? Estamos prontos para nos responsabilizar por nosso bem-estar? O que fazemos para isso?

Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido. (Vinícius De Moraes)

E se você conhece um programa de saúde que dá certo em sua cidade ou região, algo que por mais simples que seja se torna revolucionário, nos envie esta informação para divulgarmos esta boa ideia!! Afinal de contas, Mais Saúde + Você! Até a próxima postagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!