03 maio 2012

Juca Chaves: Quem Sorri É Sempre Mais Jovem

No mês de maio nosso homenageado contempla diversas qualidades, mas três essenciais para estar nesta sessão: talento, cultura e simplicidade. Divirtam-se ao apreciarem a vida e obra de Juca Chaves, o grande Menestrel do Brasil.



Jurandyr Czaczkes, ou simplesmente Juca Chaves, nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 22 de outubro de 1938, é compositor, músico e humorista. Com formação em música erudita, começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas e trovas num estilo suave. Nos anos 60 montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo, ali apresentou seu show Menestrel Maldito. Conforme o próprio Juca diz: "o nome do circo era uma sigla: S de 'snob', D de 'divino Dener', R de 'ralé', U de 'uanderful', W de 'water-closet', S de 'sdruws mesmo'".


"A hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… mas ri de quê?" Juca Chaves

"Escotismo: um bando de garotos vestidos de idiotas, comandados por um idiota vestido de garoto." Juca Chaves

Juca foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Foi para Portugal antes do golpe militar acontecer no Brasil, com ajuda de seu pai, que antes mesmo dos militares e da impressa, já sabia que os coronéis iriam tomar o poder no Brasil, mas ao incomodar o governo de Salazar com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália.


De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão, e já na década de 1980, lançou sua gravadora independente, a Sdruws Records. Um de seus bordões mais conhecidos é: "Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar", seguido de sua risada característica. Dentre suas canções mais conhecidas estão A Cúmplice, Menina, Que Saudade, Por Quem Sonha Ana Maria e Presidente Bossa Nova.

Em 2003 a canção Take Me Back To Piauí, originalmente gravada na década de 1970, foi inserida na coletânea 'Brazilian Beats Volume 4' da gravadora britânica Mr. Bongo, especializada em música popular brasileira, e fez sucesso na Europa como a novidade do funk brasileiro.

Juca Chaves ao lado da esposa Iara e das filhas Maria Clara e Maria Morena

Em 2006 lançou-se candidato a senador na Bahia pelo PSDC, ficando em 4º lugar, com 19.603 votos, suas propagandas em formato de poesias distinguiam-no dos demais candidatos. Juca Chaves tem duas filhas adotadas é torcedor do São Paulo Futebol Clube e vive hoje em São Paulo, depois de anos morando na Bahia. Juca já gravou dezenas de álbuns, apresentou vários espetáculos e participou de diversos programas de TV.

"A mágica maior da vida é viver de humor e lógica é morrer de amor." Juca Chaves


Abaixo selecionamos dois momentos interessantes em vídeos, um deles, contando um pouco sobre sua vida e outro nos presenteando com suas piadas, inteligentes, fáceis e adequadas.




Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!